Aquisição da Linguagen
• Aquisição de linguagem
- Processo que se dá no contato direto com a nova língua. Estando inserido no sistema de signos, vigente em uma determinada comunidade, seu uso ocorrerá quase que naturalmente, como o que acontece na infância, ao adquirir uma língua materna.
- No processo de aquisição, o que realmente interessa é a comunicação, visto que o processo se dá de forma inconsciente (subconsciente), de forma intuitiva.
- Envolve um processo informal, estruturas mentais articuladas, e fatores externos.
- Não se trata de um fenômeno uniforme e previsível, pois cada individuo é único, e apresentará diferenças durante o desenvolvimento da aquisição.
- Schultz (2006) define a aquisição de linguagem como um processo de assimilação natural, que se dá em situações reais de convívio com outras pessoas, em que o aprendiz é um sujeito ativo, como no processo de assimilação da língua materna pelas crianças; Através da interação com a família, com a sociedade, a criança adquire um conhecimento sobre a língua, que permite a ela, que se comunique de forma efetiva, pois ela é capaz de compreender e ser compreendida, mesmo sem nunca ter estudado sobre a língua.
- Exemplo: Aquisição de segunda língua (neste caso, língua estrangeira):
Jovens e adultos que participam de programas de intercâmbio. Viajam e adquirem fluência na língua estrangeira, sem por vezes conhecer a base teórica do idioma (fonologia, verbos, sintaxe), ocorre de forma intuitiva, através do convívio e da interação com as pessoas que vivem naquela localidade.
Aprendizagem
- É o estudo consciente da gramática, e que exige de certa forma o estudo sobre a língua em uso.
- Neste processo de aprendizagem, são transmitidos conhecimentos ao aluno, utilizando uma metodologia espefica e um planejamento didático, repassando ao aluno a estrutura gramatical dessa língua, incluindo neste mesmo