Teorias de jerome bruner
Biografia
No ano de 1915 nasceu Jerome Seymour Bruner, após ter concluído em 1937 a licenciatura na Duke University, doutorou-se em Psicologia no ano de 1941.
Durante muitos anos foi professor na Harvard University.
Devido à Segunda Guerra Mundial, o psicólogo desenvolveu a tese de doutoramento sobre as técnicas de propaganda nazi, demonstrando assim o seu interesse pela psicologia social. Após sair do exército em 1945, desenvolveu uma teoria sobre a percepção que contribui para a constituição da escola americana de psicologia cognitiva. Foi um dos fundadores do Centro de Estudos Cognitivos da Harvard University, onde recebeu o apelido de Pai da Psicologia Cognitiva pela forma de como desafiou o Behaviorismo.
Apesar de Bruner ser um psicólogo por formação e dedicando grande parte da sua obra a psicologia, ganhou grande notoridade no mundo da educação ocorrido na década de 60.
Teorias
O psicólogo apelida sua teoria de instrumentalismo evolucionista, que para Bruner o homem depende das técnicas para realização da sua própria humanidade. Apesar à semelhança de Jean Piaget, coloque a maturação e a interação do sujeito com o ambiente no centro do processo de desenvolvimento e de formação da pessoa. Bruner acentua o caráter contextual, onde a abertura do contexto e do social no processo de desenvolvimento e de formação faz com que a teoria de Jerome Bruner seja mais abrangente do que a teoria de Piaget, e faz que se consiga incorporar a transmissão social, o processo de identificação e a imitação no processo de desenvolvimento e formação.
A teoria de Bruner sem mantém graças à tónica que ele coloca no papel da equilibração, ou seja a capacidade que a pessoa tem de se auto regular.
Outro aspecto que diferencia a teoria de Bruner da teoria de Piaget é o papel que o primeiro concede à cultura,à linguagem e as técnicas como meios que tornam possíveis a emergência de formas de representação levando-o a afirmar que o desenvolvimento