Glossario Psicologia
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE JEQUIÉ
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E EXATAS – DQE
DISCIPLINA: PSICOLOGIA
DOCENTE: IVANA DE DEUS
JEROME BRUNER
Jequié- BA
2015
Glossário
A teoria de ensino de Jerome Bruner (1969, 1973, 1976) professor de psicologia e diretor do Centro de Estudos Cognitivos da Universidade de Harvard, seu estudo foi desenvolvido quanto à natureza do desenvolvimento intelectual e quanto a uma teoria de ensino que leve em conta este desenvolvimento.
Jerome Bruner acreditava que é possível ensinar qualquer assunto de uma maneira honesta, a qualquer criança em qualquer estágio de desenvolvimento. Desde que levasse em consideração as diversas etapas do desenvolvimento intelectual. Cada uma dessas etapas é caracterizada por um modo particular de representação, que é a forma pela qual o individuo visualiza o mundo e explica-o a si mesmo.
Currículo em espiral: Segundo Bruner o ambiente ou conteúdos de ensino tem que ser percebidos pelo aprendiz em termos de problemas, relações e lacunas que ele deve preencher, a fim de que a aprendizagem seja considerada significante e relevante. Currículo em espiral, por sua vez, significa que o aprendiz deve ter oportunidade de ver o mesmo tópico mais de uma vez, em diferentes níveis de profundidade e em diferentes modos de representação.
De maneira um tanto análoga aos períodos do desenvolvimento proposto por Piaget (pré-operacional, operacional concreto e operacional formal), Jerome Bruner distingue três modos de representação do mundo pelos quais passa o individuo:
Representação ativa: neste estagio, o trabalho mental da criança consiste principalmente em estabelecer relações entre a experiência e a ação; seu interesse consiste em manipular o mundo por meio da ação. Esta etapa corresponde aproximadamente ao período compreendido entre a aquisição da linguagem e a época em que a criança começa a aprender a manipular símbolos. È, pois, característica da criança em