Letras
Jerome S. Bruner nasceu em New York em 1915, é um psicólogo estadunidense. Graduou-se na Universidade de Duke Durham, Carolina do norte, em 1937 e posteriormente em Harvard, Cambridge, Massachusetts, em 1941, obteve o titulo de doutor em psicologia e tem sido chamado o pai da psicologia cognitiva, pois desafiou o behaviorismo.
Jeromes Bruner estudou e deu aulas em vários países e escolas, dentre elas estão: Harvard University, New School for Social Research, onde também fez investigação, New York University, e fez doutoramentos nas universidades de Yale,
Columbia, Sorbonne, Berlim e Roma, dentre outras. Com vasto conhecimento na área da psicologia pôde contribuir muito com suas obras para a área da educação, pedagogia e psicologia, pois, suas obras eram muito diversificadas.
Seus principais livros foram: The Process of Education; Toward a Theory of
Instruction; Acts of Meaning. Em seus trabalhos em sala de aula desenvolveu uma teoria da instrução, que sugere metas e meios para a ação do educador , baseada no estudo da cognição. Muito da teoria está ligado à pesquisa do desenvolvimento infantil (especialmente Jean Piaget).
Dedicou grande parte de suas obras ao estudo da psicologia, ganhou reconhecimento e notoriedade no mundo da educação graças à sua participação no movimento de reforma curricular, ocorrido, nos EUA, na década de 60.
Teoria de Jerome Bruner
Bruner apelida a sua teoria de instrumentalismo evolucionista, uma vez que, para o psicólogo e pedagogo norte-americano, o homem depende das técnicas para a realização da sua própria humanidade. Embora, à semelhança de Jean Piaget, coloque a maturação e a interação do sujeito com o ambiente no centro do processo de desenvolvimento e de formação da pessoa, Bruner acentua o caráter contextual dos fatos psicológicos. A abertura à influência do contexto e do social no processo de desenvolvimento e de formação torna a teoria de Jerome Bruner mais abrangente