Introdução a economia
A) As variáveis-fluxo são indicadores que se referem, necessariamente, a transações ocorridos ao longo de determinado período de tempo. O Produto Interno Bruto é exemplo clássico de variável-fluxo. Sua magnitude associa-se a um determinado período. Usualmente, o PIB é aferido para período anuais. Resulta da soma dos fluxos de produção ocorridos ao longo de determinado ano. Para cada ano, obtém-se uma magnitude diferente. Ano a ano, o PIB varia. Mais exemplos: as exportações, as importações; os tributos arrecadados e os gastos correntes do governo são, tipicamente, variáveis-fluxos.
Texto de JOSÉ ROSSETTI.
Consumo de bens e serviços.
Salários pagos.
Lucro das empresas.
Uma variável de fluxo é quando se toma apenas a variação ocorrida num determinado período de tempo. Não importa o que aconteceu antes disso.
Ou seja se referir a essas variáveis económicas que são medidos ao longo de um período de tempo ou por unidade de tempo. A linha do tempo a este respeito pode ser por trimestre ou por ano. Exemplos de variáveis de fluxo incluem a renda, os défices orçamentais, as despesas de investimento, a receita de vendas e lucro bruto.
As variáveis-estoque são medidas que expressam magnitudes em determinado momento. O nível das reservas cambiais de um país é, tipicamente, um estoque. Os meios de pagamento são também estoques. Mais exemplos: o valor de mercado do conjunto das empresas negociadas nas Bolsas de Valores; a riqueza nacional acumulada e a população economicamente mobilizável.
Texto de JOSÉ