Relatorio
Jerome Bruner (1973) baseou seus estudos na cognição, desafiou o behaviorismo e apresentou como princípios básicos da sua teoria primeiro que o aprendizado é um processo ativo do sujeito; segundo que a estrutura cognitiva do sujeito é o fundamento para a aprendizagem (estrutura cognitiva: esquemas e modelos mentais). Em terceiro que o conhecimento aprendido fornece significado e organização à experiência do sujeito, como aponta Bruner
“O conceito de números primos parece ser mais prontamente compreeendido quando a criança através da construção, descobre que certos punhados de feijões não podem ser espalhados em linhas e colunas completas . Tais quantidades tem que ser colcoadas em uma fila única ou em um modelo incompleto de linha – coluna no qual existe sempre um a mais, ou alguns a menos, para preencher o padrão. Estes padrões, que as crianças aprendem, são chamadas de primos. É fácil para a criança ir desta etapa para o reconhecimento de que uma denominada tabela múltipla é uma folha-registro das quantidades em várias colunas e linhas completadas. Aqui está a fatoração, multiplicação e primos, em uma cosntrução que pode ser visualizada .” (BRUNER, 1973.p.197.)
Bruner também apresenta uma teoria da cognição e da instrução que sugere meios para ação do educador. O mesmo autor coloca como pontos básicos para o ensino aprendizagem: a) a aprendizagem consiste na mobilização cognitiva para a categorização. b) A categorização se processa por; seleção de informação, geração de proposições e simplificação.