Estruturas de madeira
DO SUL DE MATO GROSSO
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL – 7º SEMESTRE “A”
Trabalho
Estruturas de Madeira
Rondonópolis - MT, 15 de Fevereiro de 2012.
Pesquisa:
-Ripas: são as peças de madeira de pequena esquadria pregadas sobre os caibros para servir de apoio para as telhas.
-Caibros: Peça de madeira que sustenta as ripas de telhados ou de assoalhos. Nos telhados, o caibro se assenta nas cumeeiras, nas terças e nos frechais. No assoalho, se apóia nos barrotes.
-Cumeeira: Parte mais alta do telhado, onde se encontram as superfícies inclinadas (águas). A grande viga de madeira que une os vértices da tesoura e onde se apóiam os caibros do madeiramento da cobertura.Também chamada de espigão horizontal.
-Terça: Viga de madeira que sustenta os caibros do telhado. Peça paralela à cumeeira e ao frechal.
-Contraflechal: é a viga de madeira assentada na extremidade da tesoura.
- Flechal: é a componente do telhado, a viga que se assenta sobre o topo da parede, servindo de apoio à tesoura. Distribui a carga concentrada das tesouras sobre a parede.
-Chapuz: é o calço de madeira, geralmente em forma triangulas que serve de apoio lateral para a terça ou qualquer outra peça de madeira.
-Tezoura: A tesoura de telhado é uma estrutura reticulada, também conhecida como treliça, normalmente com formato triangular, destinada a suportar a carga das telhas e as cargas acidentais como o vento, chuva, neve, etc
-Asna, perna, empena: Peças de sustentação da terça, indo do ponto de apoio da tesoura do telhado ao cume, geralmente trabalham à compressão.
-Linha, rochante, tirante, tensor: Peça que corre ao longo da parte inferior de tesoura e vai de apoio a apoio,geralmente trabalham à tração.
-Pendural: Peças que ligam a linha à perna e se encontram em posição perpendicular ao plano da linha. Denomina-se pendural quandoa