As empresas holisticas
A palavra hólos veio do grego e significa inteiro; todo; composto. Ter uma visão holística da empresa é ter uma visão do todo, uma imagem única, fazendo um diagnóstico da empresa avaliando o RH, a imagem da empresa, sua cultura, seus fornecedores, analisando também o ambiente externo como a política, a economia, a cultura e sua concorrência. Diante desse contexto, são características de algumas empresas que irei abordar a seguir, que empregam algum programa relacionado à responsabilidade sócio-ambiental. Mas, o que seria responsabilidade sócio-ambiental? Nada mais é que o dono de uma empresa ou até mesmo escolas, tanto públicas como privadas, seguir um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando, assim a qualidade de vida da sociedade como um todo. Tem como objetivo fornecer a inclusão social e o cuidado com a conservação ambiental. Existem várias formas de atuação, como o combate a fome, a educação, a inclusão social e o meio ambiente. Por exemplo, a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, criada em 1990, é uma organização sem fins lucrativos e sua missão é promover e realizar ações para a conservação da natureza. A fundação protege mais de 11 mil hectares naturais da Mata Atlântica e Cerrado para ampliar sua conservação. Sua atuação é nacional e suas ações incluem a proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras organizações e a sensibilização da sociedade para a causa conservacionista, colaborando com o equilíbrio ecológico do planeta e para a manutenção da vida. Suas áreas naturais protegidas são:
• Reserva Natural Salto Morato - Referência em manejo de reserva natural protege parcela da Mata Atlântica e recebe pesquisadores e milhares de turistas todos os anos.
• Reserva Natural Serra do Tombador - A segunda RPPN da Fundação O Boticário é a maior de Goiás e conserva paisagem única de Cerrado, um dos biomas mais ameaçados do Brasil.
• Projeto Oássis - Proprietários