Resumo crítico
Bergesch Marli, Odebrecht Clarisse & Moestrup, Øjvind in Loricate Choanoflagellates from the South Atlantic coastal zone (~32 °S) including the description of Diplotheca tricyclica sp. Nov.
Coanoflagelados Loricados da zona costeira do Atlântico Sul (~ 32 ° S), incluindo a descrição de Diplotheca tricyclica sp. nov.
Diante dos escassos estudos sobre os protistas heterotróficos no Brasil, o presente trabalho trata-se de um levantamento de coanoflagelados loricados no sul do território brasileiro, no estuário da Lagoa dos Patos considerada a maior do mundo e nas zonas costeiras adjacentes. Juntamente com colaboradores, O trabalho realizado pela profª marli bergesch do instituto de oceanografia da universidade federal do rio grande (FURG), é o primeiro da região que trata da fauna desses seres nanoplanctônicos pertencentes ao táxon Acanthoecidae que se caracterizam por possuirem um único flagelo em que o movimento porta partículas de alimento para a extremidade frontal da cela sendo o mesmo rodeado por um colar de tentáculos que funciona filtrando as partículas de alimento. A taxonomia do grupo é baseada na morfologia de uma estrutura construída a partir de silicificados que envolve todo o corpo dos coanoflagelados. Foram realizadas coletas durante todas as estações do ano sendo que as coletas aconteceram mensalmente nos anos de 1998 à 2000. Foram feitas diagnoses das espécies coletadas sendo que dessas, algumas foram encontradas Tanto na área estuarina da Lagoa dos Patos como na enseada Mendanha e além do verão, foram coletados alguns indivíduos no período do inverno.Para estimar a abundancia de coanoflagelados foram utilizados microscópios de luz e microscopia de epifluorescência o que permitiu além do registro de dezesseis espécies de onze gêneros de coanoflagelados loricados a descrição de uma nova espécie a Diplotheca tricyclica contribuindo para um melhor conhecimento da distribuição desses protistas e