Entrevista
Universidade Federal da Bahia
Departamento de Engenharia Mecânica
Entrevista na Área da Engenharia Mecânica
Prof: Guilherme Marback
Disciplina: Administração ADM012
Aluno: Leonardo Davic dos Santos Barreto
Salvador-Ba, 05-12-2012
Dados do Entrevistado
Eng. Mecânico Manasses Guimarães Carneiro
Idade: 28 anos
Formou-se em 2008 pela Universidade Federal da Bahia, no curso de graduação de Engenharia Mecânica. Atualmente trabalha na empresa Petrobras na área de Técnico em Operação Industrial e leciona como professor das disciplinas Mecânica Geral I e Fadiga, na Universidade Federal da Bahia.
Perguntas
Como foi a procura do 1º emprego?
A área de Eng. Mecânica é muito vasta. Existem muitas empresas que querem contratar os engenheiros, então antes de concluir o curso comecei a estagiar e logo depois fiz concurso, e fui chamado para trabalhar na empresa.
Além dessas áreas industriais, para a Eng. Mecânica existem vários concursos do governo para trabalhar na parte de fiscalização, e criação de projetos.
Qual a sua opinião sobre a parte financeira da área de Eng. Mecânica?
Levando em consideração as outras profissões, as engenharias como um toldo possuem salários relativamente satisfatórios. O próprio CREA ( Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) impõe um piso salarial que permite aos engenheiros uma condição financeira confortável.
Mas apesar das engenharias serem confortáveis financeiramente o processo de formação nas universidades cobram bastante, não apenas de áreas especificas mais também de outras áreas como o domínio em outras línguas e domínio em softwares específicos.
Qual a sua opinião a respeito do crescimento da Eng. Mecânica?
Tem muito para crescer, ainda não está definido o quanto nem as áreas,