Resumo crítico teoria da administração
(UNIDADE 3)
Brasília, 10 de Abril de 2011
RESUMO CRÍTICO
O tema tratado por Trigueiro e Marques (2009) na unidade três da obra Teorias da Administração I, refere-se ao conhecimento sobre Ambientes Organizacionais e da Administração. O futuro administrador deve compreender que há elementos externos e internos que influenciam a dinâmica das organizações. Tais elementos são: o Macroambiente, o Ambiente de Tarefa e o Microambiente, e suas variáveis.
Os fatores do Macroambiente discutidos no livro foram os aspectos: legal/político, tecnológico, social, econômico e internacional. Estes aspectos compõem uma nova realidade para as empresas. Realidade esta que, desde a primeira Revolução Industrial até hoje, vem sofrendo mudanças de natureza econômica, social e política.
“As empresas estão cada vez mais presentes nas economias dos países, gerando riquezas e status para as sociedades a que pertencem. Nas últimas décadas do século XX, notaram-se profundas e contínuas mudanças nas áreas tecnológicas e sociais e nas estruturas organizacionais das empresas, procurando atender a uma nova ordem que se aproximava do terceiro milênio: o mercado globalizado.” (MENEGHELLI, 2005, p.1)
O diálogo que podemos observar entre os textos de Meneghelli e Trigueiro & Marques está na ordem do conhecimento dos Ambientes das Organizações. Meneghelli com uma abordagem reflexiva dos Ambientes Organizacionais na Era da Globalização. Já Trigueiro & Marques apresenta três Ambientes Organizacionais e suas influências para o trabalho do futuro administrador nas organizações. Como uma organização pode funcionar neste novo panorama em que a economia mundial se encontra? Daí a importância de se compreender os fatores externos, como o Macroambiente.
Os autores sugerem a reflexão sobre o ambiente econômico. Como compreender, por exemplo, uma situação de crise? Nesse sentido, uma Organização pode