Modem times
INSTITUTO DE NATUREZA E CULTURA
CELSO FERNANDES DE MAGALHÃES JÚNIOR
Resumo Crítico do Filme
Modern Times (Tempos Modernos)
BENJAMIN CONSTANT – AM
2013
CELSO FERNANDES DE MAGALHÃES JÚNIOR
Modern Times (Tempos Modernos)
Analise Crítica do Filme Modern Times (tempos Modernos) para obtenção de nota parcial na disciplina de Teoria da Administração I, do curso de Administração - Gestão Organizacional da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, administrada pelo Professor Selomi Bermeguy Porto.
BENJAMIN CONSTANT – AM
2013
Referência Do Filme
MODERN Times (Tempos Modernos). Produção de Charles Chaplin. Produção de E.U.A. Ano de produção: 1936, Duração: 85 minutos. CONTINENTAL Home Vídeo, Direção: Charles Chaplin, Atores principais: Charles Chaplin (um operário) e Paullete Goddard (a jovem). Assistentes: Carter De Haven e Henry Bergman. Cenografia: Charles D. Hall e Russel Spencer.
RESUMO CRITICO
Tempos Modernos
O filme Tempos Modernos retrata o início do século XX, na época da revolução industrial, quando o aumento do consumo em massa aumentou o número de trabalhadores nas fábricas, abordando criticamente os principais conceitos do taylorismo.
Na primeira cena do vídeo observamos uma linha de montagem onde cada operário realizava uma única tarefa repetidamente. Logo após acontece o invento da maquina que permitia ao trabalhador executar sua função, a qual não exigia esforço mental, e comer ao mesmo tempo. Isso nos mostrou que o objetivo da teoria científica de Taylor era aumentar a produtividade das organizações com ênfase apenas em realizar tarefas de forma rápida e eficiente, sem preocupação com as limitações físicas e psicológicas do ser humano. Em conseqüência disso o protagonista do filme adquiriu uma doença e foi afastado do cargo.
Depois da recuperação, o trabalhador retornou ao mercado de trabalho, mas não pôde ocupar seu antigo posto, pois, nesse momento a cidade se encontrava mergulhada na