TELEPROCESSAMENTO
A palavra "Teleprocessamento" é uma junção de duas outras palavras que representam tecnologias diferentes, "Telecomunicações" e "Processamento", representando a capacidade de se promover à distância o processamento de dados. A palavra TP era uma marca registrada da IBM, tornou-se de uso público.
Teleprocessamento nada mais é do que um sistema de processamento de dados à distância onde, um computador está ligado a terminais ou mesmo a um outro computador através de um meio de comunicação.
Terminologias de Teleprocessamento
Tempo de Resposta (Response Time)
É o intervalo de tempo para um sistema de computador reagir a um estímulo externo com uma ação apropriada.
Processamento BATCH (Lote)
As transações não são processadas imediatamente mas, guardadas por um determinado tempo, até um agrupamento total e, então, processadas num único lote.
On-Line
É quando o sistema onde os dados coletados na estação terminal são encaminhados diretamente para o computador central ou vice-versa.
Real Time (Tempo Real)
As respostas obtidas são suficientemente rápidas para controlar o processo.
On-Line x Real Time
Uma aplicação em Real Time é sempre On-Line mas, o inverso nem sempre é verdadeiro. No Real Time a resposta provoca alguma ação no processo existindo uma garantia no tempo de resposta. No On-line a garantia não é possível, pois o tempo de resposta está em função do número de usuários do sistema em um dado momento. Tipos de Sinais
Em Telecomunicações, as informações são consideradas sinais elétricos, podendo ser classificados como sinais analógicos e digitais.
Sinais Analógicos
São utilizados em telefonia e televisão, como por exemplo, na transformação de energia acústica em energia elétrica em um microfone ou telefone. Os sinais elétricos podem assumir, no tempo, infinitos valores possíveis de amplitude permitidos pelo meio de transmissão. A rede telefônica comporta sinais elétricos analógicos aleatórios. Possui uma banda