Introdução ao teleprocessamento
1. INTRODUÇÃO
Os primeiros sistemas de comunicações de dados remontam à metade dos anos 60. No início, todo o processamento de dados era centralizado, ou seja, tanto a CPU como os dispositivos de entrada/saída (I/O) trabalhavam no mesmo ambiente. Os sistemas de comunicações de dados rudimentares eram conhecidos como sistemas de teleprocessamento. Os primeiros sistemas de teleprocessamento eram constituídos de terminais conectados a um computador central por meio de linhas de comunicações. O processamento dos dados enviados pelos terminais era realizado remotamente pelo computador central e os resultados processados, distribuídos posteriormente para os terminais. Em sistemas de teleprocessamento mais modernos, o processamento dos dados passou a ser realizado de forma distribuída (não mais centralizada em um único computador).
2. Telemática
Telemática é o conjunto de tecnologias de transmissão de dados resultante da junção entre os recursos das telecomunicações (telefonia, satélite, cabo, fibras ópticas etc.) e da informática (computadores, periféricos, softwares e sistemas de redes), que possibilitou o processamento, a compressão, o armazenamento e a comunicação de grandes quantidades de dados (nos formatos texto, imagem e som), em curto prazo de tempo, entre usuários localizados em qualquer ponto do planeta.
Uma das características principais da área telemática é o estudo e o desenvolvimento de técnicas para o transporte da informação, tendo associada a ela a comunicação de dados e o conjunto de enlaces que interligam dispositivos que permitem a comunicação entre os diversos sistemas.
3. Teleprocessamento
A palavra “teleprocessamento” é uma aglutinação de duas outras palavras que representam