Teleprocessamento
Teleprocessamento é um sistema de processamento de dados à distância onde, um
computador está ligado a terminais ou mesmo a um outro computador através de um meio de comunicação.
Na década de 1960, com a necessidade de se transmitir dados para diferentes locais com distâncias físicas consideráveis surgiu o teleprocessamento, que eram os primeiros sistemas de comunicação de dados, porém rudimentares. Os primeiros sistemas de teleprocessamento eram constituídos de terminais conectados a um computador central por meio de linhas de comunicações.
O processamento dos dados era realizado remotamente pelo computador central e os resultados eram posteriormente distribuídos para os terminais. Os benefícios que esse sistema trazia fez com que a quantidade de usuários aumentasse, assim como as distâncias físicas entre os dados. Assim, o sistemas foi otimizado e evoluiu para a Rede de computadores.
No começo, todo o processamento de dados era centralizado: tanto a CPU quanto os dispositivos de entrada e saída trabalham no mesmo ambiente. Essa centralização causava um tempo de coleta manual de informação muito grande, além do excessivo manuseio de documentos e principalmente quanto aos erros que só poderiam ser corrigidos num próximo ciclo de procesamento, atrando assim o processo como um todo. Portanto a tendência a descentralização era iminente. Os benefícios da descentralização eram: redução de erros, possibilidade de acesso de um número muito maior de usuários aos sistemas de processamento de dados e maior segurança. Porém também há desvatagens como o custo elevado da comunicação à longas distâncias e a complexidade do projeto de software de aplicação.
Terminologias
Tempo de resposta: intervalo de tempo entre o último caractere digitado pelo usuário e o primeiro caractere de resposta enviado pelo computador e visto pelo usuário.
Processamento Batch: As ações não são executadas imediatamente, mas agrupadas e
guardadas por um