Resumo critico
Escola clássica e os novos negócios: Uma união possível?
Administradores.com. Ano 2 Nº 20. Abril/Maio de 2013
O texto aborda a administração nos dias atuais, fazendo uma comparação com a administração do século passado e unindo as duas em uma só para provar que elas podem andar lado a lado.
O texto apresenta apenas um capítulo dividido em 3 paginas, onde o seu principal foco são as escolas clássicas e cientificas a primeira de Fayol e a segunda de Taylor e as novas formas de administrar as empresas pois alguns dos seus princípios não são mais obedecidos.
O artigo vem nos proporcionar uma divisão diferente da metade do século XX aos dias atuais, tendo como principio a administração científica de Taylor e a clássica de Fayol.
Com o avanço da tecnologia e das teorias da administração as empresas têm alterado alguns princípios das escolas científicas e clássicas, fazendo com que a empresa tenha uma visão diferenciada dos outros concorrentes, mas sem deixar esquecer que as teorias ainda são fundamentais para a organização e servem de alicerce na fundação da própria.
As mudanças que vêm acontecendo nas teorias por um lado tem as suas melhorias e por outro podem deixar disperso o foco delas, tanto o chão de fabrica quanto a ênfase na estrutura da empresa.
Com base no texto devo analisar de forma critica e opinativa o conteúdo. Dessa forma venho deixar clara a visão de que as organizações estão seguindo o caminho certo de tentar tirar um pouco o foco nas teorias de séculos passados, mas sem esquecê-las, pois elas são a estrutura das empresas e ainda são bem vistas pelos administradores.
Com os princípios de Taylor as fabricas deixaram de lado a vadiagem sistemática e tiveram maior foco na eficiência da produção, nas tarefas a serem feitas dentre outros princípios, já com Fayol as empresas começaram a ter a visão voltada para as funções administrativas, a venda, a compra, a produção e dessa forma hoje as organizações também