Recalque em fundações diretas do tipo tubulão
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
RECALQUE EM FUNDAÇÃO DIRETA PROFUNDA DO TIPO TUBULÃO: Estudo de caso em solo típico de Maringá – PR.
Projeto de pesquisa apresentado como parte dos requisitos necessários para aprovação no componente curricular Trabalho de Conclusão do Curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Maringá..
Aluno: RODRIGO MATHEUS SANCHES
Orientador: Prof. Antonio Belincanta
MARINGÁ
2012
1 INTRODUÇÃO
A fundação de uma estrutura pode ser considerada como um dos principais elementos da construção. Isso porque a mesma tem como função suportar toda a carga aplicada pela estrutura sobre ela, gerando sustentação para a edificação. Existem dois tipos de fundações: as diretas (rasas ou profundas) e as indiretas. Porém, todo o conteúdo do seguinte trabalho será baseado nas características das fundações diretas profundas, que, de acordo com a Norma NBR 6122/2010, pode ser definida como o elemento de fundação que transmite a carga ao terreno pela base. Neste tipo de fundação incluem-se as estacas, também podendo ser incluídos os tubulões. Porém, assim como dito anteriormente, apenas as fundações do tipo tubulão serão tratadas na sequência do trabalho, sendo aqui tratadas como fundação direta profunda. Assim como em todos os outros tipos, a fundação direta profunda apresenta um problema que, se não tratado com muita atenção, pode vir a gerar patologias na estrutura: o recalque do solo de sua base.
Ainda de acordo com a NBR 6122/2010, o recalque em geral, pode ser entendido como o movimento vertical descendente de um elemento estrutural. Quando o movimento for ascendente, denomina-se levantamento.
Portanto, deve-se estimar a carga admissível do solo da base do tubulão, para que seja a carga transmitida pela infra estrutura seja suportada sem inconvenientes e, portanto, a construção tenha qualidade e um bom desempenho durante toda sua vida útil.
Neste contexto, o