Arquitetura
Trabalho de Práticas de Obras
1. Defina o que são fundações e os critérios adotados para classificá-las.
As fundações são as estruturas responsáveis por transmitirem as solicitações das construções ao solo. A escolha é sempre feita atendendo a critérios técnicos e econômicos, levando em conta o perfil do subsolo, as cargas da edificação, a vizinhança. O conjunto solo-elemento de fundação (sapata, estaca, tubulão) deve garantir à edificação um comportamento satisfatório: deslocamentos pequenos e ampla margem de segurança contra ruína. Deve, além disso, ser exequível sem trazer perturbações aos vizinhos e a um custo compatível com o empreendimento.
2. O que são fundações diretas e diga às condições que devem ser satisfeitas para que seja uma solução economicamente viável.
As fundações rasas ou diretas são assim denominadas por se apoiarem sobre o solo a uma pequena profundidade em relação ao solo circundante. De acordo com essa definição, uma fundação direta para um prédio com dois subsolos será considerada rasa, mesmo se apoiando à 7m abaixo do nível da rua; Quando o terreno superficial sendo de qualidade razoavelmente boa e os coeficientes de segurança das fundações rasas perante a ruptura do solo plenamente satisfatório, as fundações rasas são economicamente viáveis.
3. Quanto ao tipo de terreno e a execução de degraus na sapata corrida, simples resuma os procedimentos para que este tipo de sapata seja uma solução viável.
Executadas em terreno de grande resistência, para pequenas construções, abaixo e ao longo das paredes com função estrutural. Tornam-se econômicas quanto às fôrmas, são contínuas ou até desnecessárias, concretando-se diretamente nas cavas.
Se o terreno for inclinado, as sapatas não poderão seguir a inclinação do terreno, deverão ser escalonadas em degraus, em nível, para que as cargas sejam transmitidas sempre para o plano horizontal.
4. Na sapata corrida armada se caracteriza como uma solução aplicável quando a fundação em