Os Solos
O solo é um corpo natural, possuindo comprimento, largura e profundidade, e constitui a camada externa da litosfera, em contacto com a atmosfera. Como o solo é formado a partir de um material que lhe dá origem, através acção de factores climáticos e biológicos, o solo pode ser estudado como um corpo formado por factores de formação e por processos de formação, os quais vão definir o solo resultante como um indivíduo com características e propriedades que o diferenciam dos demais solos, e que definem seu potencial de utilização agrícola.
Assim sendo solo é a camada superficial da crosta terrestre, sendo formado basicamente por aglomerados minerais e matéria orgânica oriunda da decomposição de animais e plantas.
O solo é a camada que cobre muitas zonas da superfície terrestre onde as plantas se fixam e onde também vivem muitos animais.
Características dos solos.
Caracterizando o solo Angolano é importante salientar que boa parte do território nacional, os solos são caracterizados por solos arenosos.
Assim sendo de uma forma geral, falando das características dos solos, falaremos dos tipos de solos, e das propriedades que os solos apresentam.
Tipos de solo O tipo de solo encontrado em um lugar vai depender de vários factores: o tipo de rocha matriz que o originou, o clima, a quantidade de matéria orgânica, a vegetação que o recobre e o tempo que se levou para se formar.
Em climas secos e áridos, a intensa evaporação faz a água e os sais minerais subirem. Com a evaporação da água, uma camada de sais pode depositar-se na superfície do solo, impedindo que uma vegetação mais rica se desenvolva.
Já em climas húmidos, com muitas chuvas, á água pode se infiltrar no solo e arrastar os sais para regiões mais profundas.
Alguns tipos de solo secam logo depois da chuva, outros demoram para secar.
Solos arenosos são aquele que têm uma quantidade maior de areia. Eles secam logo porque são muito porosos e permeáveis: apresentam