resumo critico
Certificação digital é um sistema que dá segurança às transações eletrônicas e que garante a mesma validade jurídica do documento digital em relação ao documento autenticado em meio papel.
No Brasil, a CAIXA foi a primeira instituição financeira a investir na certificação digital. Esse passo significa segurança, agilidade e comodidade para o seu cliente.
Com a certificação digital, o cliente poderá fazer suas transações bancárias de casa ou da empresa. Outra possibilidade é que breve, será possível de um computador de qualquer parte do mundo assinar um contrato à distância e se obter a segunda via de um documento sem precisar ir à cidade em que o mesmo foi gerado. Tudo por meio da certificação digital.
Assinatura é algo pessoal, é uma notação única que indica aprovação ou autoria de um documento.
No mundo físico, diariamente, assinamos inúmeros papéis; muitas vezes estes documentos e suas assinaturas precisam ser validados por um cartório para garantir aos envolvidos sua autenticidade. No mundo digital, este mesmo processo se faz necessário.
A assinatura digital na verdade é um número gerado num processo eletrônico que tem por base o documento que está sendo assinado e outras informações adicionais, como por exemplo, a hora em que a assinatura foi feita. Assim, a assinatura digital é diferente da assinatura em papel, pois esta última é idêntica em todos os documentos que a pessoa assina.
Essa tecnologia permite certificar a exata autoria de documentos e de transações eletrônicas e, ainda, garante a eles requisitos fundamentais que comprovam sua legalidade:
Integridade: Assegura que a informação constante do documento eletrônico seja preservada, não podendo sofrer alterações após a assinatura.
Autenticidade: Dá a certeza sobre quem efetivamente assinou o documento.
Não Repúdio: É possível garantir que nenhuma das partes negue, posteriormente, a elaboração, assinatura e transação do documento.
Todo o processo de certificação