crescimento e risco estrategico
Uma motivação para dividir uma empresa em duas ou mais unidades independentes é proporcionar valor para os acionistas. Mas no entanto para cada desmembramento bem sucedido, dois fracassam. É vital, que executivos e gerentes, das unidades das unidades desmembradas entendam as pressões sob as quais as empresas spin-off trabalham, para que possam desenvolver e executar estratégias de crescimento que cumpram as espectativas.
O que distingue uma spin-off de sucesso?
Sugere-se três fatores principais de sucesso:
1. Assegurar que tanto a corporação controladora quanto a unidade desmembrada tenham estruturas de negócio e financeira viáveis. Um desempenho financeiro insuficiente pode deixar as controladores tentadas a melhorar seus balanços onerando a empresa recém-criada. As empresas desmembradas têm mais probabilidade de falir, pois esta sobrecarregada de dívidas, contratos onerosos e ativos depreciados.
2. Atender ou superar as expectativas de lucro. Isso é importante para uma spin-off, especialmente em seus dois primeiros anos, quando a bolsa de valores está formando sua visão sobre a qualidade e a confiabilidade da equipe de gestão. Deixar de gerar lucro nesse período, tem um efeito muito impactante nas açoes.
3. O terceiro passo é o crescimento continuo.
DESINVESTIMENTOS: VENDAS (SELL-OFFS), DESMEMBRAMENTOS (SPIN-OFFS) E LIQUIDAÇÕES As vezes as empresas enfrentam a perspectiva de ter de se desfazer de uma ou mais linhas de negócio. A venda (sell-off) de uma UEN para um concorrente ou seu desmembramento (sprin-off) em uma empresa separada faz sentido quando a análise confirma que a corporação não é a matriz apropriada para o negócio. Nessas circunstâncias, é possível agregar valor dando aos mercados a oportunidade de decidir o destino do negócio. Se não houver compradores potenciais, uma ocorrer uma liquidação.
DESVANTAGENS
Uma motivação para dividir uma empresa em duas ou mais unidades