A Arte Maia Inca e Azteca
A civilização mais antiga encontrada na América era a Maia (cujo já se encontrava em decadência na chegada dos espanhóis), era a unica civilização com um sistema de lingua escrita tão eficiente quanto a européia. Os Maias são reconhecidos pela sua matemática, arquitetura e sistemas astronomicos.
A arquitetura Maia é a prova da evolução de sua sociedade junto com o tempo, o que torna hoje suas principais cidades como obras incriveis, eles se utilizavam de tecnicas ainda hoje desconhecidas que podem ser observadas em grandes tempos e piramides escalonadas como:
Templo Maia de Uxmal Pirâmide de Yucatan
Templo dos Guerreiros em Chichén Itzá
Os Maias também tinham seus próprios calendários que eram criados a partir de seus conhecimentos Astronômicos (Um desses calendários que termina em 2012 gerou uma teoria de fim do mundo), esses calendários podiam ser estendidos para delinear qualquer extensão de tempo necessária.
Os Maias dentre todos os povos Pré-Colombianos detinham a escrita mais desenvolvida, o que se da devido ao intercambio com o povo Olmeca.
O povo Olmeca foi um dos mais desenvolvidos dentre o período Mesoamericano tendo entre um dos costumes de sua civilização a dieta, demonstrando que eram muito preocupados com a sua saúde. Foi descoberta também uma espécie de bussola na região onde os Olmecas viviam.
Eles eram os autores das Cabeças colossais que chegam a ter mais de 3 metros de altura encontradas hoje em San Lorenzo, La Venta, Tres Zapotes e Rancho la Cobata:
Cabeça localizada em La Venta