as civilizaçoes amerindias
Civilizações
Ameríndias Marta nº16 8ºB Milene nº18 8ºB
História
Quando Colombo chegou à América, em 1492, encontrou o continente habitado há muito tempo por várias civilizações e povos. Os povos pré-colombianos apresentavam diferentes estágios de desenvolvimento cultural e material, classificados em: sociedades de recoletores/caçadores e sociedades agrárias. Dentro desse segundo grupo, três culturas merecem maior destaque: os Maias e os Aztecas, no México e América Central, e os Incas na Cordilheira dos Andes, na América do Sul. Alcançaram notáveis conhecimentos de astronomia e matemática, além de dominar técnicas complexas de construção, metalurgia e cerâmica. Não conheciam a roda e o cavalo, mas desenvolveram eficientes técnicas de agricultura.
Maias Aztecas Incas
Maias
Localização
O povo Maia habitou na região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán. Politica
As cidades formavam o núcleo político e religioso da civilização e eram governadas por um estado teocrático (governado por um sacerdote).
A zona urbana era habitada apenas pelos nobres (família real), sacerdotes (responsáveis pelos cultos e conhecimentos), chefes militares e administradores do império (cobradores de impostos). Os camponeses, que formavam a base da sociedade, artesãos e trabalhadores urbanos faziam parte das camadas menos privilegiadas e tinham que pagar altos impostos.
Economia
A base da economia era a agricultura: milho, feijão e tubérculos. Tinham também avançadas técnicas de irrigação. Praticavam o comércio de mercadorias com povos vizinhos e no interior do império. O artesanato também se destacou: fiação de tecidos e uso de tintas em tecidos e roupas. Religião
Este povo era