Artigo: A Conquista da América
Daniela Souza
Diego Raian Aguiar Pinto
RESUMO
Este artigo apresenta um dos conteúdos mais instigadores e importantes da história mundial, a Conquista da América. Nele é apresentado, através de citações, imagens e pesquisas, visões sobre esse acontecimento que mudou o rumo de todo o Continente americano e de seus habitantes nativos.
Palavras chave: A conquista da América. Discurso para justificar a conquista. Colonizadores x colonizados.
CAETITÉ
BAHIA
Por volta do século XIV a Europa encontrava-se em um período de fortalecimento do comércio, no qual prevalecia o sistema feudal. Nesse mesmo período começa a surgir fatores, como a peste negra, a guerra dos cem anos, a fome, as revoltas populares e tudo isso acarreta um grande contingente de mortes, gerando um declínio demográfico; há um verdadeiro colapso no fortalecimento do comércio, a Europa, então, entra em crise.
Já no século XV, o comércio volta a se fortalecer, havendo também o fortalecimento da monarquia. Neste período surge o movimento renascentista, que começa a questionar o Teocentrismo, passando a acreditar mais no poder do homem, o chamado Homocentrismo.
A Europa vive um momento de expansão marítima, na qual acontecem as grandes navegações, movidas pela economia mercantilista. Este é o contexto no qual a Europa se encontrava quando o genovês Cristovão Colombo com o apoio da coroa espanhola, decide navegar até a Ásia, em busca de rotas comerciais.
Cristovão primeiramente havia mostrado seu projeto de chegar até as Índias, aos Portugueses, que por sua vez rejeitaram seu plano. Ele então apresentou o mesmo projeto à coroa Espanhola que o apoiou, pois a Espanha precisava de novas formas de adquirir riquezas. Cristovão então partiu além mar com três caravelas na esperança de chegar às Índias.
Na data de 12 de outubro de 1492, Colombo então chega às terras até o momento desconhecidas, porém habitada por milhões de índios, povos assim chamados