Resumo controlador pid
Campus Belém
Professor: André Maurício Damasceno
Graduação em Engenharia de Controle e Automação
Disciplina: Engenharia de Controle I
Controladores PID
Igor Santos Soares
Luís Augusto Mesquita de Castro
Thiago José Alves Monteiro
Vinícius Pompeu Vicente
Belém - PA
2012
1. Introdução
Na indústria moderna, a automação dos processos fabris é fundamental para a manutenção ou aumento da competitividade no mercado, seja este local, nacional ou mundial. Cerca de 95% das indústrias em funcionamento utilizam controladores PID em seus processos. O objetivo principal de uma automação é produzir o mesmo insumo com maior eficiência. O resultado é a diminuição do desperdício, do consumo de energia e, em alguns casos, do impacto ambiental. A automação objetivando a segurança dos colaboradores também é comum, resultando em diminuição de custos para a empresa tanto no tangível – encargos trabalhistas – quanto no intangível – perda de mão-de-obra qualificada em caso de acidente.
Diversas técnicas de controle podem ser empregadas num sistema, porém a mais utilizada é a do controle proporcional, integral e derivativo (PID). Esta é uma técnica de controle clássica que se aplica somente a sistemas com uma entrada e uma saída (Single Input Single Output – SISO) ou a sistemas com mais de uma entrada e saída desde que este possa ser dividido em subsistemas SISO. Sua popularidade deve-se ao fato de ser simples de ajustar e ter, no mercado, uma grande diversidade de ferramentas que possibilitam sua implementação de maneira fácil e prática.
2. Formas de implementação do Controlador PID
3.1. Generalidades
O controle por malha PID utiliza o desvio, a diferença entre o valor esperado de uma variável de processo – setpoint – e seu real valor medido por meio de um sensor para realizar suas ações de controle. Na figura 1 é ilustrado seu modelo de operação.
Figura 1 – Diagrama de uma Malha PID
Este tipo de controle é