Fuzzy
Adelson Siqueira Carvalho
NPO - CEFET-Campos adelsonsc@ya hoo.com.br
Ronald Coutinho da Silva
NPO - CEFET-Campos coutinhods@yahoo.com.br Dênis Barbosa do Nascimento
NPO - CEFET-Campos denisbn01@ya hoo.com.br
RESUMO
Este artigo apresenta a aplicação de dois métodos de sintonia de controladores PID em um processo de destilação considerando dois modelos distintos. Os sistemas de controle utilizam dois tipos de controlador, um PID clássico e um controlador PID tendo seus parâmetros ajustados por um sistema fuzzy. São apresentados os métodos de sintonia convencionais como Ziegler & Nichols para um controlador PID clássico e um sistema fuzzy baseado em regras do tipo SE..ENTÃO é projetado para sintonia de um controlador PID modificado. Os sistemas de controle utilizando os dois controladores são validados com dois modelos matemáticos de um processo de destilação piloto, um deles encontrado pelo método da curva de reação e outro através de modelos autoregressivos. Os resultados apresentados encorajam a utilização de controladores sintonizados por sistemas fuzzy.
Palavras-chave: Sintonia de controladores PID, sistemas fuzzy, modelos auto-regressivos.
1. INTRODUÇÃO
A primeira forma de controle ut ilizada pelo homem e que ainda está presente em muitos processos é o controle manual. Co m o aumento das necessidades e sofist icações nas at ividades humanas fo i necessário automat izar ou semi-automat izar determinados processos, aumentando desta forma a complexidade.
A necessidade de se controlar sistemas e processos físicos existe desde tempos remotos LOPES et al (2005).
Apesar dos processos industriais estarem se tornando cada vez mais co mplexos, não lineares e mult ivariáveis, o controlador Proporcional, Integral e Derivat ivo (PID) continua sendo utilizado nas malhas de controle industriais por ser um controlador eficaz e de fácil implementação.
A obtenção do