Meflu 1

1255 palavras 6 páginas
1. INTRODUÇÃO Há tempos que necessita-se de controlar sistemas e processos, sem a necessidade de um operador humano, visto que, este controle requer experiência e habilidade do controlador, bem como cada processo ou sistema também exige ao menos um controlador manual para realiza-lo. Além de que, com o passar dos anos, a tecnologia dos sistemas e a complexidade dos processos aumenta gradualmente, sendo inviável a utilização de controladores manuais, sendo necessária a implementação de novos métodos de controle computacionais. No seguinte estudo, se introduz dois tipos de controle, e um terceiro, sendo a junção dos três primeiros, a fim de atingir a proposta de controle contida no resumo, ou seja, nivelar um tanque de água, através do controle do sistema pela unidade Arduino.

2. TIPOS DE CONTROLE 2.1 Controle realimentado ou controle em malha fechada é uma operação que reduz a diferença entre a saída (resposta) de um sistema ou planta a uma referência externa preestabelecida. Com o sistema de controle em malha fechada surge a figura do “controlador”, que compara o valor desejado com o valor medido, e se houver um desvio entre estes valores, manipula a sua saída de forma a eliminar este desvio ou erro. Desta maneira, o controle em malha fechada mantém a variável do processo no seu valor desejado, compensando as perturbações externas e as possíveis não- linearidades do sistema.

2.2 Controle PID ou controlador Proporcional –Integral- Derivativo (PID) é o algoritmo de controle mais tradicional na indústria. Um controlador PID calcula inicialmente o “erro” entre a sua variável controlada e seu valor desejado, e em função deste “erro” gera um sinal de controle, de forma eliminar este desvio. O algoritmo PID usa o erro em três módulos distintos para produzir a sua saída ou variável manipulada. O controlador Proporcional Integral e Derivativo (PID) gera a sua saída proporcionalmente ao erro, proporcionalmente à integral do erro e proporcionalmente

Relacionados