resumo contabilidade
Embora seja de pauca utilizaçao no Brasil, o teste da perda por impoirment já é comum em muitos paises. Ao se constituir a busca pelo valor justo do ativo deve-se ter em mente que esse valor resume-se ao preço de compra ou de venda, em transaçoes correntes e entre partes dispostas.Outro conceito muito utilizado atualmente é o de marcaçao a mercado. É utilizada para avaliaçao de titulos de modo a que os investidores possam saber o quanto vale a sua carteira, baseada no preço de fechamento de mercado.
Hendriksen e Breda (2007) comentam que ‘’os passivos foram, por muitos anos, o filho ignorado da contabilidade’’. O conceito de passivo tem acompanhado a evoluçao das discussoes cientificas e tem passado por mutaçoes relevantes na busca para refletir a realidade.
Para Sprouse e Moonitz (1986), o passivo representa as obrigaçoes que uma entidade assume perante terceiros para obter ativos ou realizar serviços e essas obrigaçoes.
O conceito trazido por Most (1986) o passivo representaria provaveis sacrificios economicos que ocorreriam no futuro que seriam provenientes de obrigaçoes atuais de uma entidade particular quanto trasnferissem ativos ou fornecessem serviços a outras organizações no futuro.
Hendriksen e Breda (2007) corroboram que a obrigação precisa existir no momento presente, deve surgir de alguma transação ou evento passado. Para mensurar os passivos exigíveis é preciso segregá-lo em duas categorias: os passivos exigíveis monetários e os não monetários. Os primeiros consistem nas obrigaçoes que envolvem o pagamento de um valor predeterminado, portando são exigibilidades denominadas em valores nominais. No caso de passivo a ser liquidado no curto prazo, passivo circuante, o montante apresentado é o valor de face, sendo que a relevância do desconto nesse cálculo tende a ser imaterial.