Resumo contabilidade
Contabilidade Social
É um tipo de contabilidade que procura analisar e medir os principais acúmulos de valores já existentes (ex : poupança agregada) já realizados ou efetivados, registrando a produtividade do país em períodos de tempo.
Os agregados econômicos de um país e realizado a partir de um sistema contábil, acumulando toda a produtividade do país em um único produto nacional bruto, coo se fosse uma empresa.
Sistemas de contas nacionais é um método tradicional que mede somente as transações com bens e serviços finais, e não as operações comerciais que refere-se a insumos ou matéria prima.
Matriz de relações Inter setoriais é o sistema que fornece informações mais completas já que exigi valores mais detalhados, incluindo transações intermediarias, que possibilita também a analise de vários setores de atividade.
Princípios básicos das contas nacionais
Para os levantamentos e medições dos agregados econômicos, deve-se saber: • Considerar apenas as transações com bens e serviços finais, sem considerar, por exemplo, os custos de matéria-prima, componentes e demais produtos intermediários;
• Medir apenas a produção corrente do período
• As transações referem-se ao fluxo de certo período de tempo;
• A moeda é neutra, para padronizar os bens e serviços fisicamente diferentes;
• Não são considerados os valores das transações puramente financeiros.
Economia a dois setores: família e empresa
A partir do fluxo continuo dos chamados agentes macroeconômicos (família, empresa, governo e setor externo), pode-se avaliar o desempenho econômico do período.
Ótica de produto: é a produção e vendas de bens e serviços finais da economia.
Ótica de renda: é a remuneração dos fatores de produção (salário, juros, aluguéis e lucros).
Produto Nacional: é o somatório de toda a produção de um país em dado período de tempo.
Despesa Nacional: é a soma das despesas das