Atps teoria da administração
Desde o princípio da natureza humana, o homem sentiu a necessidade de se organizar em sociedade para alcançar, através de seus esforços, os seus objetivos. Daí surgiram as primeiras empresas tradicionais, algumas contribuições deixadas pelos povos da antiguidade foram importantes como: Egípcios – Burocracia administrativa; Babilônios – Registro de transações comerciais e controle das mesmas; Assírios – tinham depósitos de suprimentos e colunas de transportes (percussores da logística atual); Gregos – implantaram a democracia participativa, planos de estratégia, conceitos de qualidade, pregação da ética e igualdade na administração, que trazem princípios administrativos básicos que são utilizados até hoje pelos teóricos da administração.
No século XVIII as tendências que o mercantilismo havia iniciado, foram impulsionadas pela revolução industrial que foi produto de dois acontecimentos: o surgimento das fabricas e a invenção da maquina a vapor e sua utilização na produção. Fez surgir uma nova forma de trabalho que modificou os padrões econômicos e sociais da época.
Essas revoluções caracterizaram-se pelos seguintes fatos: mecanização da industria e agricultura; desenvolvimento do sistema fabril (industria têxtil) e grande aceleração dos transportes e das comunicações.
A palavra administração vem do latim, ad – que significa direção, tendência para, e minister – que significa subordinação ou obediência, ou seja, quem realiza uma função sob comando de outra ou presta serviços a outro.
Após a observação por partes de diversos estudiosos, principalmente da pratica administrativa chegou-se à conclusão baseada nos estudos de Fayol que Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos com a finalidade de alcançar os objetivos das organizações.
Segundo Maximiano Administrar é um trabalho em que as pessoas buscam realizar seus objetivos próprios ou de terceiros (organizações) com a finalidade de alcançar as metas