Automação industrial
1.1 Projeto de uma plataforma de serviço.
Figura 01. – Vistas da plataforma de serviço.
Comentários
O objetivo desse desenho foi mostrar como a plataforma deveria ficar depois de fabricada e montada. Foram colocadas as cotas e as numerações que indicam a ordem das peças na lista de materiais (ver figura 04). Observa-se também a indicação de um corte (A-A), que será visualizado na figura 02.
Figura 02. – Corte A-A.
Esse corte foi feito com o intuito de mostrar como ficaria a parte inferior da base da plataforma. Na parte destacada pelo círculo vermelho foi feita uma ruptura que mostra o posicionamento das chapas onde seriam parafusados os rodízios. Para detalhe do pé da plataforma e da chapa ver figura 03 a e figura 03 b.
Figura 03 a. - Detalhe do pé (rodízio).
Para a escolha correta dos rodízios, foram levados em consideração os seguintes dados: Diâmetro da roda, largura da roda, capacidade de carga do rodízio, dimensões da placa de fixação do rodízio, distância entre centro dos furos da placa, diâmetros dos furos da placa e altura total do rodízio. O rodízio adequado para este caso foi escolhido consultando-se o catálogo da Novex Rodas e Rodízios (ver Bibliografia consultada).
Figura 03 b. - Detalhe da chapa.
As dimensões da chapa, as distâncias entre os centros dos furos e os diâmetros dos furos foram determinadas em função das dimensões da placa do rodízio.
Figura 04. – Lista de Materiais (LM).
Na coluna MATERIAL (contorno verde) observa-se uma maior presença do aço ASTM A36. Geralmente, esse material é o mais usado na indústria, devido ao seu bom custo - benefício e pela sua resistência. Além disso, existe em grande abundância no mercado.
2.2 Projeto de um carro trole manual.
Figura 05. – Montagem do carro trole.
Esse carro trole foi projetado para ser usado juntamente com uma talha manual de corrente com capacidade de suspender uma carga de até 250 kg.