Resumo Conecte se ao que importa
n.03, vol. 3, ed.Jan-Ago , ano 2014.
.
BURGOS, Pedro. Conecte-se ao que importa: um manual para a vida digital saudável.
São Paulo: LeYa, 2014.
LACHOWSKI, Gibran Luis1
Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat – Alto Araguaia, MT
Em um momento em que as tecnologias conectadas à internet ganham ares de uma quase-onipresença, ainda que em grande parte esta percepção esteja associada a um discurso neodarwinista de aparência palatável, faz-se necessário recorrer ao artesanal e milenar ato de refletir sobre a própria vida. É basicamente isso que o jornalista Pedro
Burgos, de 33 anos, assinala no livro “Conecte-se ao que importa: um manual para a vida digital saudável” (223 páginas), especificamente no que tange à relação com as chamadas novas tecnologias, que envolvem smartphones, tablets, aplicativos e redes virtuais sociais, como GPS on-line, jogos eletrônicos, whatsapp, facebook e twitter.
Trata-se de uma elaboração intelectual bem menos utilitarista, apesar de o título da obra sugerir um conjunto de dicas capazes de aliviar o estresse causado em razão da pressão social crescente por estar cada dia mais conectado ao universo virtual – caracterizado pela ubiquidade, horizontalidade, multimidialidade e abertura para maior participação do usuário (LÉVY, 1999; HENRY, 2008). Divide-se em seis capítulos – relativos a hábitos tecnológicos viciantes, à apatia interpessoal, ao excesso de informações, à gratuidade dos conteúdos na internet e à perda de referência quanto ao que é a realidade –, todos estruturados em considerável arcabouço conceitual, menção de notícias, experiências próprias e exemplos pertinentes ao assunto.
O tom narrativo do livro se situa entre a exigência do artigo científico, a descontração da crônica e a fluência do texto jornalístico. Permeia-se de uma ironia corrosiva que se alimenta das vivências do próprio autor, que se apresenta desde o sumário: “Capítulo 1 – Meu nome é Pedro e faz 3 minutos que não olho para o celular:
O primeiro trago;