ORIGEM 1
Tema: Judaismo
Professor:
Altair Manieri
Alunos:
Arthur Manchini
João Vitor Zavanelli
Mateus Dias
Vitor Fadel Tirolli
Sumario
Origem: 2
Cultura: 3
Cultos Religiosos 4
Alimentos Proibidos 4
Línguas Judaicas 5
O Calendário 5
O Messias 5
Holocausto 6
Conclusão: 7
Origem:
O Judaísmo é a religião monoteísta mais antiga do mundo, se originou em meados do século XVIII a.C, quando Deus da uma ordem a Abraão para que este vá em busca da terra prometida, Abraão é saudado como pai do povo judeu, é também a testemunha primordial da fé em um único Deus. O judaísmo possui uma continuidade histórica que já se aproxima dos 3.000 anos. A maioria dos judeus residem em Israel(cerca de 42%), outra grande parte se divide entre o Estados Unidos e o Canadá(cerca de 42% também) e o restante se encontram espalhados pelo mundo, o Brasil possui cerca de 124 mil judeus. O judaísmo é a religião monoteísta que possui o menor número de adeptos no mundo, cerca de 12 a 15 milhões. O primeiro templo foi construído foi construído por Salomão, filho de David.
Moisés é quem liberta o povo judeu do Egito, e esse acontecimento é o ponto fundamental da fé judaica, tanto quem em suas orações da manhã e da noite eles expressam essa fé em um Deus que os libertou do Egito, na Páscoa(Pesach)esse acontecimento também é lembrado. Nesse processo de libertação e quando ocorre a aliança do povo judeu com Deus, por meio da entrega da Torá a Moisés no monte Sinai, que é o livro sagrado do Judaísmo. Existia também a Torá Oral que por medo de que fosse esquecida ao longo dos anos acabou sendo registrada na Mishná pelo rabino Judah Hanasi(anos 200).
O princípio básico do judaísmo é acreditar em um único Deus (YHWH) onipotente, onipresente e onisciente; que não pode ser limitado de forma alguma.
Jerusalém e o Templo são praticamente destruídos nas guerras contra Roma que acabou por matar aproximadamente um milhão e meio de judeus e promovendo a diasporá que foi a dispersão