Briefing – Veículo de Comunicação Online TWITTER
História
O Twitter foi criado em 2006 por Jack Dorsey, com o objetivo de ser uma plataforma de comunicação interna dentro de uma empresa. Em pouco tempo, o site passou a ser utilizado para envio de mensagens entre pessoas que não eram, necessariamente, integrantes de determinadas empresas ou grupos. Com 140 caracteres, o Twitter aliou as características do sistema de mensagens de texto dos celulares ás redes sociais, sob o pretexto de responder a pergunta: O que você está fazendo? Em questão de meses, centenas de milhares de internautas aderiram ao sistema. E o uso não se restringiu á pessoas “comuns”. Celebridades, ativistas, políticos, empresas, ONGS, instituições publicas, dentre outras, criavam seus perfis nessa rede.
Já no Brasil, 2009 foi o ano de grande crescimento. O Twitter passou de desconhecido a uma das redes sociais mais influentes do país, em menos de um ano. As empresas já começavam a se movimentar e algumas já possuíam perfis de sucesso, com centenas de milhares de conexões. Elas buscam aprimorar os relacionamentos com os clientes, gestão de marcas e vendas diretas – em planos á curto e longo prazo. Livre de publicidades inconvenientes, como banners ou links, patrocinados, o serviço se consolidou á milhares de brasileiros.
Missão: Oferecer a todos o poder de criar e compartilhar ideias e informações instantaneamente, sem qualquer obstáculo.
Cenário
Twitter é uma rede social e servidor para microblogging, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos, em textos de até 140 caracteres. Os textos são conhecidos como tweets, e podem ser enviados por meio do website do serviço, por SMS, por celulares e etc.
As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e