Faça apresentações como steve jobs
Todo seu “improviso” no palco era “friamente calculado”, exaustivamente ensaiado, para que pudesse entregar aos ouvintes uma experiência.
Após dar uma ”Googada” sobre o como o mestre fazia, montei uma coletânea de todas as suas estratégias, para que você possa montar uma ótima apresentação. Espero que você tire um bom proveito e surpreenda sua platéia!
1. Defina o tema. “Há alguma coisa no ar hoje”. Com estas palavras, Jobs abriu a Macworld. Fazendo isso, ele definiu o tema da sua apresentação (BusinessWeek.com, 1/15/08) e deu dicas sobre o anúncio do produto principal – o ultra-fino Macbook Air. Toda apresentação precisa de um tema, mas você não precisa entregar no começo. Ano passado, Jobs entregou o tema depois de 20 minutos de apresentação: “Hoje a Apple reinventa o telefone.” Uma vez que você identifica o tema, garanta essa entrega muitas vezes durante a apresentação.
2. Demonstre entusiasmo. Jobs mostra sua paixão por design de computadores. Durante sua apresentação ele usa palavras como “extraordinário”, “incrível” e “legal.” Quando demonstra uma nova funcionalidade de localização para o iPhone, Jobs diz “isso funciona animalmente bem.” A maioria dos apresentadores tem espaço para adicionar alguma originalidade em suas apresentações. Lembre-se, sua platéia quer ser surpreendida, não cair em tédio. Da próxima vez que estiver preparando ou entregando uma apresentação, pense sobre injetar sua própria personalidade nele. Se acha que alguma funcionalidade em particular é “incrível”, diga isso. A maioria dos apresentadores entre em “modo de apresentação” e sentem-se como se tivessem que tirar todo divertimento da fala. Se você não é entusiástico sobre seus próprios produtos ou serviços, como espera que sua platéia seja?
3. Dê um resumo. Jobs resume sua apresentação dizendo, “Existem quatro coisa que eu quero falar hoje. Então vamos