Resumo concordância nominal
Ex. Os meninos estudiosos passaram no vestibular. Neste exemplo a concordância se aplica pois está seguindo a regra do Adjetivo caracterizar o Substantivo em gênero e em número. Porém, temos casos que fogem desse padrão de concordância. Podemos encontrar em trechos de textos um adjetivo com vários substantivos. Quando isso acontece, seguimos a regra de o adjetivo concordar em gênero e número com o substantivo mais próximo.
Ex. Os meninos e as meninas estudiosas passaram no vestibular. Se tivermos substantivos com o mesmo gênero, o adjetivo pode ficar tanto no singular como no plural.
Ex. Compraram azulejos e piso bejes. ou Compraram azulejo e piso beje. Conforme citado antes, os adjetivos concordam também com os pronomes tanto em gênero como em número.
Ex. Ela disse muito obrigada ao rapaz que lhe devolveu a bolsa roubada. Nos casos onde o Adjetivo vier acompanhado por vários substantivos, o Substantivo permanecerá no singular seguido de um artigo entre os adjetivos. Ele ficará no plural quando os adjetivos não apresentarem Artigos.
Ex. Jantei com a minha amiga americana e a chilena. ou Jantei com minhas amigas americana e chilena. Quando o Substantivo aparece isolado, o adjetivo sempre será no gênero masculino.
Ex. Alegria é benéfico para todos. Feita essa análise sobre concordância nominal, é possível perceber que em muitas músicas encontramos erros cometidos pelos compositores. Segue abaixo um trecho da música do Lenine onde é possível ver a falta de concordância nominal:
Lavandeira do Rio-
..."Quem não é rica e é bela não pode se descuidar,
Ah, Rita, tu sai da janela que as moça desse lugar ,
Nem se demora donzela nem se destina a