Portugues
Variações lingüísticas e sua importância para o falante nativo
Todas as línguas variam no tempo e no espaço. A importância é comunica-se, ou seja, passar a mensagem para alguém adequando ao nível de linguagem ao contexto comunicativo.
Varia de região, faixa etária, sexo, estudo, tribos ou grupos sociais.
Níveis e funções da linguagem
O domínio eficiente da língua, em seus variados registros e em suas inesgotáveis possibilidades de variações é uma das condições para o bom desempenho profissional e social.
Níveis: Culta ou Padrão, Regional, Grupal, Coloquial, Vulgar ou Inculta
Funções: Referencial, Emotiva, Conotativa, Fática, Poética, Metalingüística
Coesão e coerência
Na construção de um texto, assim como na fala, usamos mecanismos para garantir ao interlocutor a compreensão do que se lê ou se diz.
Esses mecanismos lingüísticos que estabelecem a conectividade e a retomada do que foi escrito ou dito são os referentes textuais e buscam garantir a coesão textual para que haja coerência, não só entre os elementos que compõem a oração, como também entre a seqüência de orações dentro do texto.
Paráfase
Consiste em reescrever com suas palavras as ideias centrais de um texto. Consiste em um excelente exercício de redação, uma vez que desenvolve o poder de síntese, clareza e precisão vocabular. A paráfrase mantém o sentido do texto original.
Paráfrase representa uma reescritura do texto original com novas palavras sem que o sentido do mesmo seja modificado. Assim, a paráfrase é uma reprodução da idéia do autor com as palavras do discente (aluno), utilizando-se de sinônimos, inversões de períodos, etc. Trata-se de reescrever o texto original com as palavras do aluno, mas sem alterar o sentido. O autor da paráfrase deve demonstrar que entendeu claramente a idéia do texto. Além disso, são exigências de uma boa paráfrase:
1.Utilizar a mesma ordem de idéias que aparece no texto original.
2.Não omitir nenhuma informação essencial.