Concordância verbal
1. O que é concordância?
Em tudo na vida é necessário concordância. Você já deve ter percebido que só se pode ir à diante se conseguimos organizar o que está ao nosso redor. Assim também é com as palavras, com o texto. Precisamos organizá-las de maneira tal que se relacionem e produzam sentido. Veja o que nos diz o Dicionário Michaelis em sua versão online: concordância con.cor.dân.cia sf (concordante+ia2) 1 Ato de concordar. 2 Acordo, conformidade, harmonia. 3 Gram Acomodação flexional de uma palavra com outra ou outras a que esteja relacionada. 4 Mús Harmonia, consonância. 5 Identidade. 6 Geol Relação entre duas ou mais camadas estratificadas que têm a mesma inclinação e direção. Na concordância de uma sequência de sedimentos, as camadas geralmente são horizontais e paralelas, e os substratos se sucedem em uma mesma disposição; conformidade. 7 Relação, em ordem alfabética, das palavras mais significativas encontradas na Bíblia, com indicação dos textos em que se encontram. 8 Obra que apresenta a concatenação entre os textos evangélicos, especialmente a dos sinópticos. Antôn (acepção 2): discordância. FONTE: http://sereduc.com/KE3ldD
Releia atentamente o conceito 3. A partir desse conceito, você pode entender que as classes gramaticais variam, mudam de estrutura para se organizarem. Essa organização segue padrões, não é aleatória!
2.
Tipos de concordância
A harmonia entre os termos da oração pode ocorrer de duas formas: damos o nome de Concordância Verbal à relação entre o verbo e seu sujeito; damos o nome de Concordância Nominal à relação entre o artigo, o adjetivo, o pronome ou o numeral e o substantivo. São duas questões gramaticais muito importantes que estão presentes em todos os textos, sejam eles orais ou escritos.
01
Comunicação e Expressão | EAD
Concordância Verbal e Nominal - Aula 08
Observe o texto abaixo:
Desenvolvedores de máquinas italianos querem seguir o exemplo do Brasil.
Após a