Resumo cinco forças
DISCIPLINA: ESTRATÉGIA E ORGANIZAÇÕES
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DO VALE DOS SINOS
Cinco forças
Segundo PORTER o papel do estrategista é entender e enfrentar a competição ele exemplificou as cinco forças que moldam a competição: Ameaças de novos concorrentes, poder de barganha de compradores, produtos substitutos, poder de barganha de fornecedores e rivalidade de concorrentes. É preciso entender a estrutura do setor para um eficaz posicionamento estratégico.
Ameaça de entrada - ao chegar a um setor novas empresas trazem nova capacidade ao setor e o desejo de ganhar mercado, o que põe pressão sobre preços, custos e velocidade de investimentos. A ameaça de entrada vai depender da altura das barreiras de entrada do setor e da reação das concorrentes. Barreiras de entradas são vantagens exibidas por empresas já atuantes em relação a novas entrantes. Existem sete grandes barreiras, são elas : Economias de escala do lado da oferta (EX: Intel), Benefícios de escala do lado da procura (Ex: Compradores da IBM), Exigência de capital, Vantagem da liderança sem relação ao porte, Acesso desigual ao canal de distribuição e Política governamental restrita (EX: Licenças, impostos).
Poder de fornecedores – Empresas são dependentes de fornecedores se : Houver maior concentração de fornecedores do que o setor que abastecem ( EX: Microsoft), Receita de um determinado fornecedor não for dependente de um determinado setor, Um setor tiver altos custos de migração para novos fornecedores ( EX: SAP), Fornecedores oferecem produtos diferenciados (EX: Benefícios clínicos exclusivos), Não há substitutos (Ex: Piloto), Ameaça de ingresso do grupo de fornecedores no setor dos clientes.
Poder de compradores – Clientes poderosos têm poder de barganha para barganhar preços, exigem maior qualidade ou e mais serviços. Um comprador é forte se tiver poder de negociação junto a participantes do setor e, sobretudo, se for sensível a preços e usar sua influência para