RESUMO CHANEL
A Chanel S.A ou simplesmente Chanel ou ainda Casa Chanel é uma conceituada empresa de vestuário parisiense fundada pela falecida Coco Chanel, uma das maiores estilistas da Europa, especializada em peças de Luxo e perfumes refinados. A Chanel se tornou uma das maiores empresas do mundo no ramo, permanencendo como tal até então. Segundo a revista Forbes a empresa é controlada pelos empresários Alain Wertheimer e Gerard Wertheimer, netos do co-fundador da Casa Chanel.
A Chanel têm agradado muitas celebridades mundiais, desde que foi criada, com suas peças de bolsas de luxo cobiçadas pelas celebridades mundiais. Dentre elas Catherine Deneuve, Nicole Kidman, Audrey Tautou e a mais famosa cliente Marilyn Monroe.
Começo e Reconhecimento (1909-1920)[editar]
No ano de 1909, Gabrielle Chanel abriu uma loja no piso térreo do apartamento Balsan em Paris, este é o marco inicial do que viria a se tornar um dos maiores impérios da moda no mundo. A região da Balsan era ponto de encontro dos burgueses e políticos franceses e suas amadas, uma oportunidade para Coco vender seus famosos chapéus decorados. Durante este período Coco se relacionou com Arthur Capel, um membro da elite parisiense.
Artur viu em Coco uma futura mulher de negócios e a ajudou a adquirir um imóvel na Rue Cambon, n° 31 no ano de 1910. Já havendo uma alfaiataria no local, Coco não pode produzir vestidos de alta costura no local. Em 1913, a Chanel começou a produzir roupas esportivas femininas nas novas filiais nas cidades de Deauville e Biarritz. Coco detestava o estilo dessas mulheres que iam a essas cidades durante o Verão e suas roupas acabaram fazendo parte da Belle Époque.
O carvão estava escasso na época da Primeira Guerra Mundial e as operárias precisavam de roupas de qualidade que se encaixassem nas condições de trabalho. Os desenhos Chanel naquela época foram afetados pelo novo conceito de desporto feminino. A época da I Guerra, Coco ainda abriu uma loja maior em frente ao Hotel Ritz