Resumo Casa Grande e Senzala capitulo 1
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
CURSO: BACHARELADO EM SEVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE ESTUDO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO
PROFESSOR: LEONARDO BRUNO VIEIRA SANTOS
ALUNO: AMANDA DE CARVALHO REGO SANTOS
RESUMO: CARACTERÍSTICAS GERAIS DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA DO BRASIL: FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE AGRÁRIA, ESCRAVOCRATA E HÍBRIDA.
TERESINA
2015-04-06
Resumo: Características gerais da colonização portuguesa do Brasil: formação de uma sociedade agrária, escravocrata e híbrida.
Gilberto Freyre, sociólogo e escritor brasileiro, escreveu Casa Grande e Senzala, livro que trata da formação sócia histórica e cultural do povo brasileiro. No capítulo I do livro citado, o autor aborda sobre os principais fatos históricos e culturais que contribuíram e facilitara a colonização brasileira pelos portugueses, ele cita três características principais, tais como: mobilidade, miscibilidade e aclimatabilidade. . Freyre explica a mobilidade como sendo uma característica adquirida, desde a Idade Média, com o convívio com outros povos como, por exemplo, os mouros. Fala que a miscibilidade foi o fator principal de colonização, pois os portugueses tinham muita facilidade em se relacionar sexualmente com povos de diferentes lugares e culturas. No caso do Brasil, essa facilidade se dá, principalmente, pela associação da moura encantada, lenda antiga dos sarracenos, com a imagem da índia. Uma conseqüência desvantajosa da miscibilidade foi a proliferação da sífilis entre portugueses, índios e negros, uma doença vista na época com naturalidade. Em relação ao clima, Freyre diz que o clima português é mais “compatível” com o africano em relação aos outros países europeus, assim não encontraram dificuldades ao se adaptarem em regiões tropicais. Em contra partida, as diferenças metereológicas e geológicas entre Brasil e Portugal motivaram a mudança nos hábitos alimentares portugueses, pois aqui no