Gilberto Freyre
Ana Carolina
Lygia Soldati
Guilerme Lima
Thiago Fogaroli, 3º A
Estudo sobre sociólogos brasileiros e suas obras: Gilberto Freyre, Casa grande e Senzala.
São Caetano do Sul
2015
Colégio Fênix Santa Paula
Ana Carolina
Lygia Soldati
Guilerme Lima
Thiago Fogaroli, 3º A
Estudo sobre sociólogos brasileiros e suas obras: Gilberto Freyre, Casa grande e Senzala.
Trabalho dedicado à disciplina de Sociologia, do colégio Fênix Santa Paula, com o objetivo de expor a biografia do sociólogo em questão assim como sua obra.
Ministrado pela Professora: Giane Barroso
São Caetano do Sul
2015
Sumário
Introdução 4
Biografia 5
Obras 6
Casa grande e senzala 7
Capítulo I: Características gerais da colonização portuguesa do Brasil: formação de uma sociedade agrária, escravocrata e híbrida 7
Referencias bibliográficas 13
Introdução
Através deste trabalho será apresentada uma breve biografia do polímata brasileiro Gilberto Freyre, sendo realizada uma analise de uma de suas principais obras: “Casa grande e senzala“.
Biografia
Gilberto de Mello Freyre, nasce no Recife, em 15 de março de 1900, Gilberto Freyre, filho do Dr. Alfredo Freyre — educador, Juiz de Direito e catedrático de Economia Política da Faculdade de Direito do Recife — e de D. Francisca de Mello Freyre.
Gilberto Freyre foi um polímata brasileiro, como escritor, dedicou-se à ensaística da interpretação do Brasil sob ângulos da sociologia, antropologia e história. Foi também autor de ficção, jornalista, poeta e pintor, é de família brasileira antiga, descendente dos primeiros colonizadores portugueses do Brasil. Em suas palavras: "um brasileiro que descende de gente quase toda ibérica, com algum sangue ameríndio e fixada há longo tempo no país". Tem antepassados portugueses, espanhóis, indígenas e holandeses. Custou a aprender a escrever, fazendo-se notar pelos desenhos.
Em 1909, faleceu sua