Discuss O
Osciloscópio
Como muitas grandezas físicas são medidas através de um sinal elétrico, o osciloscópio é um instrumento indispensável em qualquer tipo de laboratório e em situações tão diversas como o diagnóstico médico, mecânica de automóveis, prospecção mineral, etc. No experimento vamos aprender o funcionamento do osciloscópio de forma prática, além de calcular a tensão direta e alternada, além da frequência.
Nosso experimento se baseou em calcular a tensão continua (DC),a tensão alternada (AC) e a frequência obtido pelo osciloscópio, assim comparando com o valor experimental. O osciloscópio recebeu pequenos sinais de ondas de um gerador de sinais, inicialmente ligou-se o gerador de sinal e ajustou-o para a curva senoidal. Então, mediu-se a tensão de saída do gerador. Ligou-se o osciloscópio e conectou-se a saída do gerador de sinal à entrada vertical do osciloscópio. No experimento encontramos a tensão contínua e comparamos com a DC (corrente direta) experimental, medimos a tensão no osciloscópio, utilizando como referência o eixo Y, assim usamos o valor do centro da reta formada. Para a medição da tensão alternada AC consideramos o valor do pico máximo até o pico mínimo mostrado no osciloscópio para 3 frequências: 15 KHz, 60 KHz e 100 KHz e depois multiplicamos pelo fator multiplicador.
Depois para cada frequência do experimento anterior encontramos o valor da frequência no osciloscópio, que é a diferença máxima entre dois picos em relação ao eixo X multiplicado pelo tempo demarcado pelo aparelho.
No nosso experimento percebemos que os valores experimentais se aproximam dos valores laboratoriais, pois o resultados da tensão teórica foi de 6,1 e da laboratorial de 6,4, considerando 2 como fator multiplicador.
Materiais do utilizados no laboratório:
Osciloscópio:
Gerador de sinais:
Fonte de tensão AC:
Discussão
Observamos que os valores obtidos no experimento possuem uma grande margem de erro em relação ao valor teórico. E essa