Resultado E Discuss O
1. Reações de metais com sais
Em três tubos de ensaios foram adicionados aproximadamente 2 ml das seguintes soluções:
Tubo 1: CuSO4; Tubo 2: Na2SO4; Tubo 3: ZnSO4
Logo em seguida foi adicionado, em cada tubo, um pequeno pedaço de magnésio metálico.
Tubo 1: Foi observado que o magnésio reagiu com o sulfato de cobre (CuSO4), já que ocorreu efervescência e o metal (Mg) foi decomposto, isso ocorreu pois o magnésio é mais reativo que o cobre, formando sulfato de magnésio.
Mg + CuSO4 MgSO4 + Cu
Tubo 2: Não foi observado nenhum tipo de reação, uma vez que não se percebeu nenhum tipo de alteração na cor, liberação de gás, efervescência ou decomposição do metal.
Tubo 3: Foi observado que o magnésio também se decompôs na solução se sulfato de zinco (ZnSO4), porém a reação ocorreu muito mais lentamente que no primeiro tubo.
Mg + ZnSO4 MgSO4 + Zn
Foi possível perceber com a prática que o magnésio não reagiu com sulfato de sódio (Na2SO4), apenas com o sulfato de zinco (ZnSO4) e com o sulfato de cobre (CuSO4), Isso ocorre pois o magnésio é mais reativo que o cobre e o zinco, porém menos reativo que o sódio, ou seja, o magnésio consegue deslocar o cobre e o zinco, mas não consegue deslocar o sódio. Portanto na fila de reatividade temos Na>Mg>Zn>Cu, a fila de reatividade nada mais é do que a tabela de potenciais normal de oxirredução.
2. Verificação de propriedades oxidantes:
Em dois tubos de ensaio foram adicionados aproximadamente 2 ml das seguintes soluções:
Tubo 1: H2O2; Tubo 2: K2Cr2O7
Em seguida foram adicionadas 5 gotas de H2SO4 (ácido sulfúrico) diluído em cada tubo, isso foi feito para tornar o meio ácido e tornar possível a reação, já que quanto mais ácido o meio maior o potencial de redução da solução. Em seguida foram adicionadas 2 ou 3 gotas de KI (iodeto de potássio) a cada tubo.
Tubo 1: