Questão de estilo: o texto jornalístico e os manuais de redação
Matter of style: the journalistic text and the writing manuals
Cuestión de estilo: lenguaje periodístico y manuales de redacción
MÔNICA PEGURER CAPRINO
Jornalista e bacharel em Letras/Português pela
Universidade de São Paulo e doutora em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Mônica Caprino é professora de Linguagem
Jornalística e Técnicas de Reportagem e Entrevista na Umesp. Esse texto corresponde a uma síntese da tese de doutorado defendida em fevereiro de 2002, sob orientação da Profa. Dra.
Sandra Reimão. E.mail: caprino@cebinet.com.br.
95
CAPRINO, Mônica Pegurer. Questão de estilo: o texto jornalístico e os manuais de redação. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo:
PósCom-Umesp, a. 23, n. 37, p. 105-123, 1o. sem. 2002.
Resumo
Simples, conciso, direto, sem palavras difíceis ou eruditas. Um meio-termo entre a linguagem escrita e a oral. Assim é o estilo jornalístico das notícias, que teve origem no final do século XIX nos Estados Unidos e domina até hoje o padrão textual da imprensa do Ocidente. O objetivo deste trabalho é recuperar a trajetória do texto jornalístico, características e recursos estilísticos utilizados ao longo do século XX pela imprensa paulista. Para isso, recorreu-se à análise de notícias dos jornais Folha de S . Paulo e Estado de S. Paulo de 1900 a 2000. Como aspecto fundamental desse estilo jornalístico, toma-se a padronização, levada a cabo por meio dos manuais de redação ou livros de estilo. Pretende-se, ainda, discutir as perspectivas e possibilidades de criação e qualidade no texto jornalístico noticioso.
Palavras-chave: Linguagem jornalística – Estilo jornalístico – Manuais de redação –
Texto na imprensa.
Abstract
Simple, concise, direct, with no difficult or erudite words. A half-term between the written language and the verbal one. Thus is the news’ journalistic style, that had origin in the late 19th century in the United States and rules,