Resultados e Discuss o
Introdução
Uma substância simples pode existir em diferentes fases, isto é, em diferentes formas físicas. As fases de uma substância incluem as formas sólida, líquida, e gasosa e as diferentes formas de sólidos, como as fases diamante e grafite, do carbono. Em um único caso o Hélio existe em duas formas liquidas da mesma substância. A conversão de uma substância de uma fase em outra, como fusão do gelo, a vaporização da água ou a conversão da grafite em diamante, é chamada de transição de fase. As transições de fase ocorrem em temperaturas e pressões determinadas, o que dependem da pureza da substância. A água do mar, por exemplo, congela em temperatura mais baixa do que a água pura.
Pressão de vapor
Um experimento simples mostra que, em recipiente fechado, as fases líquido e vapor entram equilíbrio. Teremos como demonstração o barômetro de mercúrio: o mercúrio dentro do tubo cai de uma altura proporcional a pressão atmosférica externa, ficando em torno de 76 mmHg, ao nível do mar. O espaço acima do mercúrio é quase um vácuo. Imagine, agora, que ligamos um bulbo que contem uma pequena gota de água ao espaço acima do mercúrio. A água adicionada evapora imediatamente e enche o espaço com vapor de água. Esse vapor exerce pressão e empurra a superfície do mercúrio alguns milímetros para baixo. A pressão exercida pelo vapor, medida pela mudança da altura do mercúrio, depende, neste caso, da quantidade de liquido na superfície do mercúrio no tubo.
Nesta situação, a pressão exercida é dividida a adição de água. Imagine agora que, que colocaremos tanta água que resta uma pequena quantidade de liquido na superfície do mercúrio no tubo. Nessa situação a pressão de vapor permanece constante, independente da quantidade de água liquida presente.
Podemos concluir que, em uma temperatura fixa, o vapor exerce uma pressão característica que é