Resultados E Discuss O
Formação de gel COM dextrinização:
Mistura Homogênea: Ficaram pedaços não dissolvidos completamente e com uma cor levemente marrom.
Formação de gel SEM dextrinização:
Foi o inverso, ficou em uma cor clara. Misturou-se, não empelotou e nem se engrossou
Dextrinização
Amido regular ou "in natura", seco até 5-7% umidade, é usualmente acidificado com ácido mineral e colocado em reatores aquecidos e com agitadores denominados roasters. A temperatura deve ser elevada gradualmente até um limite máximo ao qual o amido é mantido por um tempo prolongado.
Durante a dextrinização o grânulo não é destruído, mas sofre ruptura. Quando as dextrinas são suspensas em água e aquecidas, dão origem a uma estrutura denominada "peeling", separando-se em diferentes camadas que eventualmente se quebram e se dispersam.
As dextrinas apresentam viscosidades reduzidas, solubilidade parcial em água fria, baixa tendência à formação de gel e alto poder redutor. Soluções com alto teor de sólidos produzem adesivos que podem ser utilizados em todos os tipos de produtos de papel (sacos, laminados, caixas, tubos e envelopes).
Formação de gel COM açúcar na cocção:
Após engrossar , virou um gel e de cor branca amarelada.
Formação do Gel
A formação do gel ou a geleificação é um fenômeno coloidal dependente da concentração e tipo de pectina, do teor de íons hidrogênio (pH) e da quantidade de açúcar (FILHO). A geleificação, de forma simples, pode ser explicada como sendo a precipitação da pectina pela adição de açúcar, alterando o equilíbrio existente entre esta e a água.
Reação de Caramelização:
Forma-se um caramelo forte, pouco empelotado.
A caramelização é usada todos os dias pelas pessoas, mas elas nunca param pra pensar no que ocorre e como ocorre. É muito usada na fabricação de doces, balas, refrigerantes, entre outros.
A caramelização é uma reação de escurecimento não enzimático, e que também é muito simples de se entender.
Para se obter a caramelização é necessário