Documentário Mulheres do Planeta
História do Direito 1
Professor: Jordan Perdigão
Aluna: Norlain Müller
Mulheres do Planeta
Titouan Lamazou
No documentário “Mulheres do Planeta”, o artista francês Titouan Lamazou criou retratos únicos de mais de 200 mulheres contemporâneas, espalhadas por 15 regiões ao redor do mundo, através de fotografias, pinturas e desenhos realizados. O objetivo do artista é mostrar a diversidade do mundo feminino, retratar alegrias e tristezas, conquistas e perdas de mulheres de diferentes etnias, classes, culturas, idades, profissões e estilos de vida.
Não só as mulheres e suas histórias de vida chamam atenção no filme, mas também a diversidade e as condições dos locais em que foram fotografadas, como por exemplo, nos prostíbulos, favelas, cavernas, entre outros.
A abordagem das mulheres era feita através de questionários ou fotografias, e através dessas entrevistas e depoimentos, Titouan conheceu histórias tristes de mulheres que vivem em civilizações que as discriminam. O exemplo mais comum é de países muçulmanos como a Indonésia e a Índia, onde a cultura local é de submissão total ao homem. Hirã, por exemplo, é moradora de Rajastão, na Índia, e pertence a uma casta de intocáveis, onde a sua própria sombra é motivo de discriminação. Mas Titouan também foi testemunha de mulheres que brigam pelos seus direitos, mesmo morando em países onde colocam as mulheres em situação de inferioridade e de subordinação, que não se deixaram levar pelo domínio masculino, que são independentes, que batalham por um mundo melhor.
O documentário tem a finalidade de mostrar a individualidade de cada uma das mulheres, sem se importar com aparências, religiões ou identidades étnicas. Retrata a personalidade delas e o que as faz únicas.