Resumo Capitulo 1 e 4
O estudo macroeconômico trata da formação e distribuição do produto e da renda gerados pela atividade econômica a partir de fluxo continuo que se estabelece entre os chamados agentes macroeconômicos. Os agentes macroeconômicos são os responsáveis diretos pelas ações econômicas que desenvolvem no sistema e podem ser agrupados em função da natureza de suas ações econômicas que desenvolvem no sistema e podem ser agrupados em função da natureza de suas ações econômicas em quatro grupos:
Famílias
Engloba todos os tipos de unidades domesticas, pessoais ou familiares, com ou sem laços de parentesco, empregados ou não, que formam o potencial de recursos para o processamento de atividades produtivas e os que recebem transferências pagas pela previdência social ou outras entidades. Englobam também empresários proprietários de terras.
Empresas
São os agentes econômicos para os quais convergem os recursos da produção disponíveis. Reúnem todas as unidades produtoras dos setores primário (Agricultura), secundário (Indústria) e terciário (Serviços).
Governo
Um centro de produção de bens e serviços coletivos. Suas receitas resultam do sistema tributário e despesas são pagamentos efetuados nos fornecimentos de bens e serviços à sociedade.
Sociedade
Envolve as transações econômicas entre unidades familiares, empresas e governo do país com agentes semelhantes de outros países.
Bens e Serviços
São os bens utilizados na fabricação de outros bens, mas não se desgastam totalmente no processo produtivo.
Não atendem diretamente às necessidades humanas, mas destinam-se a multiplicar a eficiência do trabalho (máquinas, estradas etc.).
De consumo
Destinam-se à satisfação direta das necessidades humanas. De acordo com sua durabilidade, podem subdividir-se em: bens de consumo duráveis (automóvel, geladeira etc.) e bens de consumo não duráveis (alimentação, roupas etc.)
Intermediários
São os bens transformados ou agregados na produção de outros bens e são consumidos