Resumo - Capitulo 1 Psicologia jurídica - Fiorelli, mangini
Sindrome de Pirandello
A psicologia trabalha com a realidade psíquica, elaborada pelo indivíduo a partir dos conteúdos armazenados na mente. “As vezes usamos nossa mente não para descobrir fatos, mas para encobri-los... ainda que nem sempre de maneira intencional”
Teoria: Tentativa de explicar a realidade.
Sensação e percepção
Sensação e percepção, se iniciam com a recepção do estímulo. Sensação é a operação por meio da qual as informações relativas a fenômenos do mundo exterior ou ao estado do organismo chegam ao cérebro, compondo uma imagem mental. A percepção realiza a interpretação da imagem mental resultante da sensação, processo mental pelo qual os estímulos são trazidos à consciência.
A emoção afeta a sensação
Características particulares do estímulo: Intensidade, dimensões, mobilidade, cor, frequência, enfim, tudo que permita estabelecer diferenças contribui para melhorar a percepção
Experiências anteriores com estímulos iguais ou semelhantes: A prática melhora o reconhecimento de detalhes
Conhecimentos do indivíduo: Ex.: Médico distingue facilmente uma doença de outra
Crenças e valores: A pessoa que acredita que “todo político é desonesto” percebe sinais de desonestidade nas propostas ou atos de qualquer político.
Emoções e expectativas envolvendo o ESTÍMULO ou as CIRCUNSTÂNCIAS que o geram: “O indivíduo percebe de acordo com suas expectativas”
A situação em que a percepção acontece: A situação combina-se com a expectativa. Percepção se aprende ao longo da vida, bem o sabem, por exemplo, advogados, professores e líderes religiosos. Entretanto, a capacidade perceptiva, se não exercitada, pode regredir.
Fenômenos da percepção: A relação figura-e-fundo e a ilusão
Organização perceptiva de figura-e-fundo: O cérebro sempre dá prioridade ao que ocupa o lugar de figura
Ilusões perceptivas: Denomina-se ilusão a “percepção ou interpretação errônea de estímulos sensoriais externos reais.” O estado